O uso da madeira na construção civil: quais são as melhores aplicações?
Madeireiras em Jaú, SP
O uso da madeira na construção civil: quais são as melhores aplicações?
A madeira é um material bem resistente e, por isso, ainda é possível encontrá-la nos restos de antigas edificações. Entretanto, seu uso como matéria-prima foi reduzido gradativamente, pois, por muitos, ela não é considerada um material sustentável.
Mas você conhece os benefícios reais do uso da madeira na construção civil?
Neste artigo, vamos mostrar a você as diferenças entre os tipos de madeira na construção civil e suas características, em quais construções pode ser utilizada e também comentar sobre a MLC, uma inovação no setor.
Uso da madeira no Brasil e no mundo
O uso da madeira na construção civil ainda é muito presente; principalmente em regiões que enfrentam estações com temperaturas muito baixas, como é o caso de Estados Unidos e Rússia, por exemplo, e da região sul do Brasil.
Muitas pessoas se perguntam por que as casas nos Estados Unidos são feitas quase completamente de madeira. A resposta é simples: a madeira é um isolante térmico natural, fazendo com que os aquecedores tenham melhor desempenho.
Casas de madeira na construção civil
No Brasil, chegamos a ter cidades inteiras com casas de madeira, como é o caso de Londrina (PR), na década de 1930. Isso ocorreu em função da urgência de ocupação do local, o que revela o caráter prático e rápido da construção com madeira.
Com o passar dos anos, a construção em alvenaria veio ganhando força, e a madeira foi ficando de lado quanto ao uso como estrutura de edificações.
Atualmente, embora existam muitas crenças desfavoráveis ao uso de madeira na construção e poucos profissionais com conhecimento específico sobre seu uso no Brasil, a madeira vem se tornando tendência novamente.
De acordo com Erich Shigue, mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, os avanços tecnológicos e o processo de industrialização estão impulsionando o debate sobre o uso da madeira na construção civil, o que pode ser notado com o número crescente, embora ainda muito pequeno, de empresas que vêm atuando especificamente na área de produção de casas de madeira pré-moldadas.
Casa de madeira na construção civil
Em quais construções a madeira pode ser utilizada?
A madeira pode ser empregada em vários elementos de uma edificação, seja de maneira temporária ou definitiva. Veja alguns exemplos:
estrutura temporária: escoramentos, formas e andaimes;
estrutura definitiva: vigas, caibros, terças e pilares;
decoração: forro e painel;
piso: assoalho e tacos.
Em função de sua aplicação e características, existem madeiras mais indicadas e mais comumente utilizadas na construção civil, como:
parte externa: ipê, peroba, itaúba, teca e garapeira;
interior e telhado: garapeira, cambará, itaúba e peroba;
pisos: peroba-rosa, angico-preto, aroeira, macacaúba, pau-amarelo, pau-darco e ipê;
estrutura: peroba-rosa, rosadinho, itaúba, angico-preto, eucalipto e taipa.
Inovação do método MLC
A madeira laminada colada, mais conhecida por sua sigla, MLC, é produto de uma técnica moderna que possibilita maior liberdade de criação para os projetos.
A MLC ou Glulam (Glued Laminated Timber) é fabricada a partir da união de várias camadas de madeira coladas com adesivos industriais; possui alta resistência à umidade e excelente durabilidade.
Esse produto, resultante da disposição de lâminas paralelas, permite a criação de peças com maiores dimensões. Pela sua forma de fabricação, é mais resistente a envergamentos e torções. Pode ser utilizado em vigas, pilares, decks, painéis e revestimentos. Como é um material mais estável, demanda menor número de ligações.
Fonte: stant