Precisa de Guincho? Veja como chamar
Guinchos em Marília, SP
Precisa de Guincho? Veja como chamar
1. Pneu furado
Quando estão murchos, os pneus podem causar problemas de frenagem. Por isso, se o pneu furar, ligue o pisca-alerta e dirija-se ao acostamento ou se afaste da pista o máximo possível.
Não é possível tirar o seu carro da via? Neste caso, você precisa sinalizar com o triângulo para evitar colisões e chamar guincho.
2. Falta de combustível
Como responsável pela condução, você tem obrigação de manter o nível de combustível adequado para que não ocorra uma pane seca.
A pane seca não é considerada uma infração à toa. Um carro parado em via pública não apenas atrapalha o trânsito como também pode causar batidas e engavetamentos.
Se você notar que o marcador de combustível está na reserva e o trajeto ainda é longo, talvez seja melhor encostar o carro e abastecer o tanque quanto antes. Do contrário, há risco de precisar chamar guincho para evitar problemas maiores.
3. Pane Mecânica
Principalmente referentes a motor, correia dentada e suspensão. A pane mecânica pode não parar o veículo por completo, mas isso não quer dizer que seja aconselhável guiar nestas condições.
Caso isso aconteça com você, a melhor solução é levar o veículo para longe da pista e chamar guincho.
4. Pane Elétrica
Desgaste com a bateria e mal funcionamento do alternador são as explicações mais comuns para uma pane elétrica. Se o seu carro apresentar pane elétrica, não tente resolver sozinho. Até mesmo uma transferência de bateria, a popular chupeta, pode danificar outras partes do veículo se não for realizada por um profissional.
O melhor é levar o carro até um local seguro, mesmo que empurrando, e chamar o guincho.
5. Colisões
Batidas de carro são noticiadas todos os dias nos jornais. Mesmo tomando cuidado e guiando de forma responsável, você pode acabar se envolvendo em um acidente automobilístico.
A primeira preocupação em casos assim é cuidar da sua saúde e prestar socorro a outras pessoas que podem ter sido vitimadas.
Portanto, primeiro todas as pessoas devem ser colocadas sob cuidados de profissionais da saúde e sob a supervisão de agentes de segurança. Aí então preocupe-se com chamar guincho para retirar o veículo do local.
Nestes casos, você não só precisa levar o carro para o local adequado, mas também evitar tomar o lugar de motorista novamente antes de ter certeza que está tudo bem com você.
Como esperar pelo guincho em segurança?
É essencial lembrar que você nunca deve tentar reparar o veículo enquanto ele estiver em via pública. Se for possível, leve o veículo até um local menos movimentado para poder liberar o trânsito e esperar por ajuda em um ponto mais seguro.
O acostamento ou um posto de combustível podem ser boas opções em uma situação como esta.
Caso o veículo não possa ser movido, recorra ao triângulo e sinalize para demais motoristas que seu carro está parado. As vias são coletivas e é preciso ter atenção à segurança de todas as pessoas.
Como rebocar o veículo antes de chamar guincho?
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) permite o uso de cabos flexíveis para rebocar um veículo, mas apenas em situações de emergência. Lembre-se, portanto, de não usar cordas ou similares para rebocar seu veículo por longos trajetos.
Depois de garantir sua segurança e a de demais motoristas, é a hora de chamar guincho para poder ir embora e tomar todas as atitudes necessárias para que seu carro fique em ordem novamente.
Fonte: thinkseg blog