Conheça os diferentes tipos de lajes de concreto

Materiais para Construção em Ninho Verde II Eco Residence, SP

Conheça os diferentes tipos de lajes de concreto

laje

Você sabia que existem diversos tipos de lajes de concreto e cada uma delas oferece diversas vantagens para sua obra? Confira o post abaixo para saber tudo a respeito! 

Muito comuns nas construções brasileiras, as lajes de concreto são estruturas que compõem as obras e podem ser utilizadas como cobertura, forro ou piso de um edifício ou de uma casa.  

Elas são estruturas planas normalmente fabricadas em concreto e se apoiam nas vigas da construção ou diretamente sobre os pilares.  

A laje de concreto ganhou a preferência na hora de construir pela facilidade que proporciona para se levantar um novo pavimento, ficando assim a laje como um piso. Quartos, salas e até mesmo áreas de lazer são construídas em cima das lajes que, por sua vez, precisam ser muito resistentes.  

É importante tomar alguns cuidados na hora de construir as lajes, entre eles: escolher material de boa qualidade em uma empresa de credibilidade, envolver profissionais qualificados para executar os serviços e seguir a risca as dimensões e sentidos apresentados no projeto estrutural, normalmente elaborado por um engenheiro. Esse projeto é feito em cima de um estudo aprofundado e um planejamento muito cuidadoso para que não haja falhas.

Tipos de lajes e suas vantagens:  
É importante saber todas as vantagens e desvantagens na hora de escolher qual laje será a mais adequada para o que você busca. Essa escolha pode ser feita com a ajuda de um arquiteto, que te dará todas as orientações necessárias para que você faça a escolha certa. 

Basicamente existem dois tipos de lajes: concreto batido (concreto maciça) e a pré-moldada (pré-fabricada).  

A laje de concreto batido apresenta inúmeras vantagens, entre elas: alta resistência, bom isolamento acústico e térmico, além de ter menor possibilidade de sofrer fissuras e trincas. Entre as opções da laje de concreto estão:

A simples, que é a mais comum e tradicional. A superfície da parte superior e inferior é lisa e apoiada nas vigas da construção;
A laje conhecida como nervurada ou “caixão-perdido”, formada pela união de vigas e lajes;
E a laje cogumelo, que nada mais é que uma laje nervurada que não utiliza vigas.   

Fonte: inovaconcreto


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.