Afinal, quando a cerveja surgiu no mundo?
Depósitos de Bebidas em Santa Rita do Passa Quatro, SP
Afinal, quando a cerveja surgiu no mundo?
Afinal, quando a cerveja surgiu no mundo? Pesquisadores encontram a primeira evidência do consumo de cerveja dentro de uma comunidade residencial, no assentamento calcolítico de Tel Tsaf, no Vale do Jordão, que data de cerca de 7200 anos.
“Já descobrimos evidências que mostram a relativa riqueza dos moradores de Tel Tsaf, incluindo o armazenamento de produtos agrícolas, e principalmente grãos, em grande escala. Agora encontramos evidências da produção e do consumo de álcool, na forma de uma cerveja feita de grãos. Podemos imaginar que a sociedade emergente em Tsaf há cerca de 7200 anos, realizava grandes eventos em que grandes quantidades de alimentos eram consumidos e bebia-se cerveja em um ambiente social, e não apenas para fins cerimoniais “, explica o Prof. Danny Rosenberg, chefe do Laboratório de Pesquisa de Ferramentas de Pedra Fundamental e Tecnologias Relacionadas a Alimentos Antigos, do Instituto Zinman de Arqueologia da Universidade de Haifa, liderou o estudo ao lado de pesquisadores da Universidade de Stanford e do Instituto Alemão em Berlim.
A evidência mais antiga do consumo de cerveja foi encontrada no cemitério natufiano da caverna Rakefet no Monte Carmelo, datando de cerca de 14.000 anos. Em um estudo publicado em 2014, os pesquisadores da Universidade de Haifa e da Universidade de Stanford encontraram evidências de consumo de cerveja – álcool fermentado de grãos – associado às cerimônias funerárias natufianas. De acordo com o Prof. Rosenberg, que também participou do estudo de 2014, as evidências do consumo de cerveja no Levante após o período natufiano foram, na melhor das hipóteses, fragmentárias.
Fonte: blubedomalt