Birdnesting: saiba o que é este termo que aparece cada vez mais nos divórcios

Advocacias em Bauru, SP

Birdnesting: saiba o que é este termo que aparece cada vez mais nos divórcios

Publicado em: 05/11/2021 às 08:00   Por Borges, Nardo & Advogados Associados
Birdnesting

Birdnesting é um termo que está se tornando cada vez mais popular em separações conjugais. As crianças estão sendo colocadas cada vez mais como prioridade, assim como seu conforto. Saiba o que este termo significa, quais as leis que se aplicam e o motivo da procura cada vez maior por este método.

Quando as relações chegam ao fim, geralmente os filhos ficam entre o pai e a mãe, criando situações de estresse e traumas. Por conta deste fato, muitos casais optam pelo meio de separação que adota o Birdnesting, deixando os filhos mais à vontade durante este processo.

 

O termo se refere aos pássaros, que deixam seus filhotes seguros no ninho enquanto saem para  buscar alimentos.

 

Assim, muitas famílias estão conhecendo esta forma de compartilhar a guarda dos filhos, sendo menos prejudicial para as crianças, já que evitam todo o estresse de mudanças bruscas.

 

Quer saber mais sobre essa prática e como ela funciona? Então, acompanhe esse artigo até o final.

O que é “Birdnesting”

Birdnesting é uma variação interessante da guarda compartilhada. Neste formato de separação, os pais é que ficam revezando para ficar em casa com os filhos e não os filhos irem de uma casa para outra.

 

Assim, enquanto o pai fica na casa com os filhos, a mãe deve encontrar um lugar para ficar durante este período de tempo (e vice-versa).

 

Algumas pessoas podem optar por alugar uma casa/apartamento para ficar enquanto o ex-parceiro fica com as crianças e outras optam por ficar na casa dos pais.

 

Apesar desta prática já existir há alguns anos, se tornou mais popular nos últimos tempos.

 

Geralmente é escolhido por casais mais jovens, a fim de tornar este processo mais suportável para os filhos, pois desta forma as crianças podem manter suas vidas como eram antes da separação, sem mudança de escola, bairro ou cidade.

Regras destinadas a este método

Apesar de ter um crescimento gradual na procura por este método de divórcio, ainda é pouco praticado na maioria dos países, Nota-se um maior crescimento desta prática nos Estados Unidos, Holanda e Áustria.

 

Os acordos podem ser definidos juntamente ao juiz, como qualquer outro meio de guarda compartilhada. De acordo com a lei, os genitores devem compartilhar a guarda de forma igual entre os dois, sempre visando o bem-estar da criança. Estes direitos estão descritos no Art. 1.583, Código Civil. 

 

A guarda será unilateral ou compartilhada.

§1 Compreende-se por guarda unilateral a atribuída a um só dos genitores ou a alguém que o substitua (art. 1.584, § 5 o ) e, por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.

§2 Na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.

 

Ajuda do Birdnesting na convivência

Muitos casais não cultivam uma boa relação após o término do noivado/casamento e isso afeta diretamente o desenvolvimento dos filhos, principalmente quando ainda são crianças.

 

Diante deste fato social, o birdnesting acaba sendo uma alternativa muito eficaz para que o impacto da separação dos genitores seja o menor possível nos filhos.

         

Esta prática pode acabar se tornando ainda mais adotada, pois se levarmos em conta quantos jovens desenvolvem problemas psicológicos por conta de uma separação conturbada dos pais, os números são bem altos.

 

Já que, uma boa saúde mental e integridade física são elementos essenciais para um bom desenvolvimento pessoal e social.

 

Com isso, esperamos ter te ajudado a entender um pouco melhor esta prática que, teoricamente, ajuda a criança a superar melhor uma separação, tendo um alicerce mais forte para que cresça com o mínimo de traumas possíveis em relação à esta etapa da vida.

 

Com o bem-estar da criança em primeiro lugar, se torna mais maleável contornar a situação da melhor forma possível.

 

Esperamos que você saia deste artigo com suas dúvidas esclarecidas, em breve retomaremos este assunto de forma ainda mais detalhada, visando entrar mais a fundo neste conteúdo, citando quais os benefícios reais desta forma de separação. Enquanto isso, aproveite nossos demais conteúdos!

 

Foto: Johny Goerend on Unsplash


Birdnesting

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.