Fiz um Pix errado: e agora? Saiba como proceder nessa situação.
Advocacias em Bauru, SP
Fiz um Pix errado: e agora? Saiba como proceder nessa situação.
Informe-se aqui sobre como agir se, por engano, você fez um Pix errado! Aproveite e boa leitura!
O Pix é uma das ferramentas financeiras mais utilizadas no Brasil. Ele modificou as transferências bancárias no país, facilitando pagamentos entre as pessoas e no comércio também, já que é mais rápido, seguro e barato!
Apesar de ser prático e rápido, erros também podem acontecer. Um erro de digitação ou uma chamada “chave Pix” errada e o dinheiro pode ser destinado a outra pessoa, gerando transtornos.
Mas, como proceder quando se faz um Pix errado? Confira aqui! Aproveite e boa leitura!
O que é Pix?
O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneo (SPI) criado pelo Banco Central. Ele se tornou uma forma facilitada e prática de se receber e transferir dinheiro.
A ferramenta é gratuita e se transformou numa opção melhor do que compras em débito e crédito (que trazem custos para aquele que recebe valores), TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou DOC (Documento de Ordem de Crédito), que cobravam taxas dos usuários.
E agora essas transferências, antes cobradas, poderão ser feitas gratuitamente através da ferramenta Pix.
Para utilizar o serviço, é necessário cadastrar pelo menos uma chave Pix, ou seja, um código utilizado para a transferência.
Ela pode ser o número do CPF, um número de celular, um endereço de e-mail ou até mesmo um código criado pela instituição financeira pela qual se realiza. O cadastro tanto no Pix, quanto da chave, é gratuito.
As vantagens do Pix
De forma resumida, as vantagens são:
- - O valor transferido fica disponível em apenas alguns segundos;
- - A transação não tem custos;
- - Não há custos também para se cadastrar e cadastrar a chave Pix;
- - É uma opção em detrimento às compras no débito ou crédito e TEDs e DOCs;
- - Dá para acessar de um smartphone através do aplicativo do seu banco ou outra instituição financeira (como o Mercado Pago, por exemplo);
- - O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana.
Apesar de funcionar 24h por dia, para evitar fraudes, as instituições financeiras têm autorização para limitar o valor das transações a depender do horário em que são realizadas (como madrugadas, por exemplo).
Como proceder se fizer um Pix errado?
Justamente por ser rápido e prático, alguns erros podem acontecer, por exemplo, digitar uma chave Pix errada e já confirmar a transação.
Inicialmente, recomenda-se confirmar bem a chave Pix a ser utilizada e o nome da pessoa para a qual se destina o dinheiro antes de concluir a transação.
Em alguns casos, se há erros na digitação, não se consegue concluir a ação, pois os dados podem não existir. Assim, percebe-se o engano antes de finalizar.
Porém, se o usuário digitar algo errado e concluir a ação, isso quer dizer que o Pix foi feito errado.
Neste caso, o usuário deve entrar em contato com a pessoa que recebeu o Pix e pedir a devolução: é uma solução fácil principalmente para as situações em que a chave Pix é um número de telefone ou de e-mail; contudo, deve-se contar com o bom-senso do destinatário para que haja essa devolução.
Neste caso, a pessoa que recebeu o Pix por engano deve entrar na transação (no histórico bancário dela) e fazer um reembolso para a pessoa que pagou, pois existe essa opção nos aplicativos, confirmando o valor de devolução.
Como se pode ver, o Pix facilitou a vida de muitas pessoas quanto aos pagamentos em geral.
Mas é preciso ficar atento na hora de realizar um, para evitar possíveis transtornos, como fazer um Pix errado e correr o risco de não recobrar o dinheiro! Esperamos ter esclarecido sobre o assunto!
Você gostou do artigo? Envie para alguém que possa se interessar e aproveite para acessar o nosso blog e ficar por dentro de outras informações interessantes!
Foto: por yanalya - br.freepik.com