Negociação, mediação e arbitragem: como resolver conflitos empresariais?

Advocacias em Bauru, SP

Negociação, mediação e arbitragem: como resolver conflitos empresariais?

Publicado em: 17/09/2021 às 08:00   Por Borges, Nardo & Advogados Associados
2- Negociação, mediação e arbitragem_ como resolver conflitos empresariais

Use métodos simplificados e assertivos de negociação, mediação e arbitragem para resolver conflitos dentro da empresa e economize em processos jurídicos!

Conflitos de interesses ou discordâncias de perspectivas são comuns no contexto corporativo. As relações comerciais são geridas por pessoas que, por vezes, não coadunam.

 

Por isso, é fundamental que estratégias sejam adotadas para resolver os conflitos de forma harmônica, a fim de não acarretar prejuízos para a empresa e nem para o cliente.

 

Para te ajudar, neste artigo, elencamos algumas das principais medidas resolutivas que podem ser tomadas para solucionar embates empresariais. Confira a seguir e boa leitura!

 

A mediação para a solução de conflitos empresariais

A mediação é um método utilizado ao redor do mundo para solucionar embates corporativos de forma prática e eficiente.

 

Nesta técnica, o mediador figura como a ponte estabelecida entre as partes envolvidas na relação conflituosa, fazendo com que ambos encontrem uma solução que seja favorável para todos.

 

Pode-se dizer, portanto, que o mediador é um profissional habilitado a tornar possíveis negociações consideradas complexas e improváveis. 

 

Este recurso mostra-se muito eficiente em seu objetivo. Ele é pautado em princípios importantes, como o diálogo produtivo, por exemplo.

 

A mediação preconiza uma comunicação proveitosa e cortês entre os envolvidos no conflito.

 

Assim, este primeiro direcionamento dado pelo mediador é imprescindível, tendo em vista que, em muitas situações de embates empresariais, o diálogo foi perdido ou não funciona de forma efetiva, não produzindo, consequentemente, uma solução cabível.

 

Dessa forma, o diálogo produtivo é uma necessidade imperiosa no processo de resolução dos conflitos empresariais. Sem uma comunicação efetiva, as partes envolvidas no problema dificilmente alcançarão uma resolução.  A mediação, portanto, encarrega-se de viabilizar este diálogo.

 

Esclareça argumentos

A falha na comunicação tende a enevoar o entendimento acerca dos argumentos e pontos da parte contrária.

 

Nesse sentido, um dos principais fatores dos conflitos corporativos é uma compreensão falha a respeito dos argumentos do outro.

 

Um dos trabalhos do mediador é analisar os argumentos de cada uma das partes e esclarecê-los para que os envolvidos na situação conflituosa possam entender de forma mútua e precisa as justificativas uns dos outros.

 

Reduza o desequilíbrio de informações

Além de auxiliar com o esclarecimento dos argumentos das partes envolvidas no conflito, o trabalho de mediação também exerce um papel importante na redução do desequilíbrio de informações existentes no processo.

 

Em situações conflituosas, ocorre, por vezes, resistência por uma das partes a revelar informações que podem ser importantes para a empresa. 

 

Neste cenário, o mediador atua dialogando com os envolvidos, muitas vezes optando por reuniões privadas e confidenciais, com o objetivo de considerar a possibilidade de oferecer a informação resguardada à outra parte.

 

Estas reuniões são importantes para que o mediador tenha acesso à informação, pois muitas vezes ela pode ser a peça chave para a resolução do problema.

 

O que é negociação?

A negociação é uma técnica que tem como pilar o diálogo direto entre as partes envolvidas no contexto conflituoso.

 

As pessoas que protagonizam este conflito até podem contar com subsídios jurídicos fornecidos por um advogado, mas são elas que, por meio de uma negociação, buscarão uma solução satisfatória e benéfica para ambas as partes.

 

Este tipo de negociação recebe o nome de negociação extrajudicial, e é, na maioria das vezes, a forma mais recomendada para resolver impasses, pois é mais acessível e os problemas podem ser resolvidos com maior agilidade.

 

A importância da negociação

Resolver conflitos de forma harmoniosa, prática e ágil é o que todas as pessoas que encontram-se nesta situação desejam.

 

Por isso, a negociação é uma técnica que possibilita uma resolução satisfatória dos problemas, sendo possível que os objetivos sejam alcançados de forma consensual e benéfica para ambas as partes.

 

Encontrar um ponto de equilíbrio em meio às desavenças geradas pelo conflito é possível por meio de uma negociação sóbria e bem alinhada entre os negociadores. 

 

Quando contar com a arbitragem?

Antes de saber em que ocasião é cabível a arbitragem, é preciso entender o que é, de fato, este recurso. De modo geral, a arbitragem é uma forma extrajudicial de resolução de conflitos.

 

Ela ocorre quando uma pessoa fora da situação conflituosa é designada para julgar o embate estabelecido entre as partes envolvidas.

 

A arbitragem pode ser um método escolhido em consenso pelas partes para que o problema seja julgado e os direcionamentos de solução sejam pontuados pelo árbitro, o qual pode julgar baseado na letra da lei, como também pelo seu próprio senso de justiça.

 

Após entender a importância desses três tópicos para melhorar os conflitos empresariais, está na hora de colocá-los em prática! E caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco que responderemos você.

 

Foto: yanalya - br.freepik.com


direito empresarialconflitos empresariaismediação de conflitosnegociaçãodireito

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.