O que é aposentadoria complementar e como ela funciona?

Advocacias em Bauru, SP

O que é aposentadoria complementar e como ela funciona?

Publicado em: 24/09/2021 às 08:00   Por Borges, Nardo & Advogados Associados
aposentadoria

Aqui você fica sabendo o que é a aposentadoria complementar, além de conhecer as suas vantagens e opções! Confira tudo sobre esse tema e garanta uma renda extra depois que parar de trabalhar

Como o próprio nome sugere, a Aposentadoria ou Previdência Complementar tem como objetivo proporcionar um rendimento financeiro adicional e seguro ao trabalhador que já está aposentado.

 

De acordo com a FenaPrevi - Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, a procura por planos previdenciários particulares, desde 2019, quando houve a Reforma da Previdência Social, aumentou no país. 

 

Para se ter uma ideia desse panorama, apenas no primeiro semestre de 2021 (jan-maio) houve um crescimento de 91,7% em adesões. 

 

E os fatores para isso ocorrer vão desde a insegurança financeira enfrentada pelo país nos últimos anos, até o fato de que para se investir em aposentadoria complementar não é necessário possuir uma renda muito alta.

 

Qualquer pessoa pode investir em um plano complementar para sua aposentadoria e assim  garantir seu futuro financeiro.

 

Não há idade mínima para isso e é necessário apenas possuir um CPF válido e escolher uma instituição financeira que atenda melhor suas necessidades. 

 

Quer saber mais sobre esse tema? Então, acompanhe esse artigo até o final e descubra como fazer a sua!

 

Por que investir em Aposentadoria Complementar?

Com a possibilidade de ter uma expectativa de vida cada vez maior para o brasileiro, a aposentadoria complementar tornou-se uma opção cada vez mais importante para o futuro de suas finanças. Confira as principais vantagens que listamos para você:

  • - Rentabilidade: É considerada uma das principais vantagens porque o rendimento dessa modalidade é maior, não apenas em relação à previdência pública, mas  quanto ao de uma poupança também.

  • - Flexibilidade: Quem opta pela previdência complementar pode começar seu investimento com valores mais baixos e com o tempo ir aumentando dependendo da sua situação. 

  • - Incentivo Fiscal: Outra excelente vantagem que a aposentadoria privada proporciona é que através do incentivo fiscal haverá a possibilidade de diminuição do imposto de renda anual.

  • - Transferência de patrimônio: Poder contratar a previdência complementar não só em seu nome mas para seu cônjuge, pais, filhos, parentes ou qualquer pessoa que desejar. Essa é uma ótima maneira para garantir a segurança financeira da sua família.

 

Quais são os seus segmentos?

No Brasil existem dois tipos de segmentos da Previdência Complementar, confira mais sobre eles abaixo:

 

Segmento Aberto: Qualquer pessoa pode contratar.

Operado pelas EAPC - Entidades Abertas de Previdência Complementar, esse segmento é  oferecido por instituições financeiras particulares e bancos. Normalmente são destinados a correntistas, mas quem não é também pode aderir.

 

No segmento Aberto encontram-se os seguintes planos em que se diferem na sua forma de tributar:

  • - VGBL - Vida Gerador de Benefício Livre: 

Essa é a melhor indicação de plano para aqueles que realizam a declaração do Imposto de Renda de forma simplificada. Nele o investidor só fica sabendo o rendimento do que foi investido na hora de resgatar.

  • - PGBL - Plano Gerador de Benefício Livre:  

Esse plano, diferente do anterior, é indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda de forma completa. A maior vantagem em relação ao VGBL é ser dedutível da contribuição do IR.

 

Então, o investidor que tem muitas deduções nos seus impostos como pensão alimentícia, convênios, gastos com educação, verá uma opção de investimento mais adequada no PGBL.

 

Segmento Fechado: Indicado para empresas ou entidades

Operados pelas EFPC - Entidades Fechadas de Previdência Complementar, só é permitido investir nesse segmento, pessoas que fazem parte de grupos anteriormente selecionados por elas.

 

Essas entidades oferecem planos coletivos para grupos específicos de trabalhadores que são vinculados aos seus empregadores. Os benefícios desse segmento são:

  • - Benefício Definido: Esse é um plano que proporciona ao trabalhador um benefício de aposentadoria a partir de uma idade pré-definida, em que o valor dependerá de sua média salarial e do benefício da aposentadoria oficial.

  • - Contribuição Definida: Plano em que tanto a instituição quanto quem adere contribui mensalmente com uma quantia específica, sendo contabilizada em uma conta individual junto ao retorno do investimento. O saldo depositado na data da aposentadoria é convertido em benefício mensal.

  • - Contribuição Variável: É a combinação das duas modalidades acima. Nela a pessoa decide qual valor mensal irá investir para garantir seus rendimentos  assim como os benefícios de risco.

 

Agora você já sabe o que é Aposentadoria/Previdência complementar, quais seus tipos e vantagens! Então, chegou a hora de investir no seu futuro! Mas antes, não deixe de curtir e compartilhar o nosso conteúdo!

 

Foto: freepik - br.freepik.com


aposentadoriatipos de aposemtadoriatipos de aposentadoriaaposentadoria complementarVGBLPGBLDireito Previdenciário

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.