Os benefícios de se contratar um profissional PJ
Advocacias em Bauru, SP
Os benefícios de se contratar um profissional PJ
Para um empresário, é sempre vantajoso ter sua empresa funcionando a baixos custos e pouca burocracia. Para essas e outras questões, a contratação de PJ pode ser a saída ideal. Confira as vantagens desse tipo de contratação!
No mundo dos negócios, é cada vez mais comum encontrar empresas prestando serviços para empresas, sendo necessário, para tal, que em vez da contratação de pessoa física, seja feita a contratação de pessoa jurídica.
Na prestação de serviços por PJs, é a maior informalidade que gera benefícios à classe empresarial, além da redução de custos com os encargos trabalhistas.
Neste artigo, listamos os principais motivos para que você escolha pela contratação de PJ ao invés de optar pela pessoa física, indicando quais benefícios a sua empresa pode conseguir. Confira!
Três benefícios na contratação de um profissional PJ
Para entender melhor sobre os benefícios de se contratar uma pessoa jurídica, vamos elencá-los em três tipos:
1. O menor custo
Isto vale para todos os momentos, mas ganha destaque em tempos de crise econômica, e de tal maneira que muitas empresas, para manter as contas em dia, optam por despedir funcionários celetistas e passam a contratar serviços de pessoas jurídicas, muitas vezes, oferecendo essa possibilidade para os próprios funcionários.
Essa escolha pelos profissionais autônomos se dá, principalmente, pela seguinte razão: não é obrigatório arcar com direitos trabalhistas de PJs, pois estes não estão sob o regime trabalhista da CLT.
Dessa forma, direitos como FGTS, 13°Salário, Previdência Social, entre muitos outros, não precisam ser pagos, economizando, por consequência, o montante que seria destinado a eles.
Além disso, como se trata da contratação de profissionais autônomos, também não é necessário equipá-los com instrumentos e ferramentas da empresa contratante, pois eles já possuem os seus próprios meios quando são contratados.
E isso, claro, também se revela no fim das contas como uma redução de custos.
2. As melhores bonificações
Quando pessoas físicas são contratadas no regime CLT, elas já possuem direitos assegurados pela legislação; e dessa forma, no fim do mês, todas possuem as mesmas garantias, mesmo que o trabalho de uma ou outra tenha se destacado por ser melhor.
Em suma, o que acontece é uma padronização do trabalhador: tanto o melhor, como o pior, têm os mesmos direitos, e o patrão, por já pagar grande quantia relacionada às garantias, pode optar por não oferecer outras bonificações para os bons trabalhadores.
Disso resulta que os bons profissionais não são reconhecidos e podem, no passar do tempo, desanimar, enquanto os maus trabalhadores são, indiretamente, incentivados a continuar como trabalhadores ruins. Situação, enfim, que não é desejo de empresa alguma.
Os contratados como PJ, porém, carecem desse problema.
Como não são obrigatórias as garantias da CLT aos profissionais autônomos, uma empresa com esse dinheiro reservado pode muito bem optar por bonificá-los de acordo com seus resultados, oferecendo benefícios como vale-transporte, vale-alimentação, remuneração extra etc.
Dessa maneira, as empresas podem estar, constantemente, incentivando o bom trabalho e o bom profissional, melhorando a produtividade e aumentando a qualidade do produto entregue.
3. Menos burocracia, mais tempo
A diminuição na burocracia de um processo é, consequentemente, a diminuição de tempo gasto nesse mesmo processo.
Se você acredita que “tempo é dinheiro”, então certamente pode estar ganhando mais tempo, e mais dinheiro, com a contratação de PJ.
Isso se deve em razão de certas burocracias inexistentes no caso de profissionais autônomos, como a realização de exames médicos e o tempo obrigatório de treinamento --- coisas previstas apenas para empregados CLT.
Dessa forma, ao invés de consumir seu tempo com burocracias, pode optar pela contratação mais informalizada de pessoa jurídica, partindo logo ao que interessa às partes: a realização do trabalho, a prestação de serviço.
Apesar de todas essas vantagens, a contratação de um profissional PJ também envolve alguns riscos, como você pode conferir no artigo: Os riscos de se contratar um profissional PJ.
Gostou deste artigo? Leia também: “Os riscos de se contratar um profissional PJ”.
Foto: pressfoto - br.freepik.com