Quais erros evitar para garantir o benefício do INSS?

Advocacias em Bauru, SP

Quais erros evitar para garantir o benefício do INSS?

Publicado em: 30/06/2021 às 08:30   Por Borges, Nardo & Advogados Associados
8- Quais erros evitar para garantir os benefícios do INSS

Quando o contribuinte for solicitar benefícios como a aposentadoria ou o auxílio-doença, é importante evitar erros que possam impedir ou atrasar o recebimento.

O Instituto Nacional de Segurança Social, conhecido como INSS, é o responsável pela administração dos benefícios garantidos pela Previdência Social, órgão criado pelo Governo Federal para garantir proteção, segurança e estabilidade ao trabalhador brasileiro.

 

Mensalmente, na folha de pagamento do trabalhador, é reservada uma parte de seu salário como contribuição para o INSS, que depois será distribuída, em forma de benefício, para o contribuinte que dele necessitar.

 

Mas a burocracia presente nesse processo de solicitação pode acarretar em confusões e erros por parte do solicitante, tendo, por consequência, o arquivamento da solicitação ou o atraso agravado em um processo que, por si só, já leva bom tempo para ser concluído.

 

Diante desse problema, este artigo visa evidenciar os principais erros que os contribuintes cometem na hora de solicitar um benefício pelo INSS. Vamos a eles!

 

A falta de documentação

Seja para conseguir uma aposentadoria ou auxílio-doença, haverá a necessidade de apresentar uma lista de documentos referentes ao benefício que se espera receber.

 

Como, em geral, as exigências não são poucas, é muito importante que, antes de fazer o pedido, a pessoa já tenha em mãos os documentos necessários, assim como outros que possam servir como complementares.

 

Os documentos errados

Basicamente, usar a colher no lugar da faca. Talvez você possua a quantidade de documentos esperada, mas ainda é possível que não sejam os corretos.

 

Para não cair nesse erro, verifique qual tipo de benefício você deseja adquirir e se os documentos que possui são os exatos para ele ou os corretos para outro.

 

Muitas vezes, pode ocorrer de perguntarmos a um conhecido nosso, por exemplo, quais documentos ele apresentou para conseguir a aposentadoria, e assim o fazemos esperando segui-lo no seu sucesso.

 

Contudo,  podemos nos esquecer de que há vários tipos de aposentadoria, e que a documentação exigida, para cada uma, é diferente, embora tenha uma coisa ou outra que para todas sejam iguais.

 

Os documentos não preenchidos

Frustrante seria perceber que todos os documentos necessários foram apresentados, mas que alguns deles, entretanto, não estão devidamente preenchidos.

 

Se, por exemplo, o contribuinte solicitar o auxílio-doença, ele deverá enviar atestados, exames e os laudos médicos referentes ao seu problema, e esses laudos deverão estar preenchidos devidamente, com:

 

  • Nome completo do paciente;
  • Identificação do médico,
  • Data referente,
  • Diagnóstico e as consequências para a saúde do trabalhador;
  • carimbo e ainda outras informações.

 

Além disso, a letra em todos os registros deve ser legível, pois de nada adiantará escrever todas as informações sem que alguém possa entendê-las depois.

 

O benefício inadequado

Você sabe qual tipo de aposentadoria cabe melhor no seu caso? Pois há regras específicas para aquela decorrente do tempo de contribuição por pontos, a outra que considera a idade avançada, assim como para aquela destinada aos trabalhadores incapacitados para seu trabalho. 

 

Também há uma diferenciação entre o Regime Próprio da Previdência Social (RPPS), destinado aos servidores públicos, e o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), destinado aos demais trabalhadores.

 

O que se mostra com isso é que você deve considerar algumas coisas antes de solicitar um tipo de benefício do INSS.

 

Muitas vezes, por exemplo, é possível se encaixar em mais de um tipo de aposentadoria, mas a escolha de uma delas pode ser mais benéfica do que a escolha de outra.

 

Gostou deste artigo? Ajude outros contribuintes: compartilhe!

 

Leia também: Prova de vida do INSS: o que é e como fazer sem sair de casa

 

Foto: Caroline Ferraz/Sul21.com.br


INSScomo garantir o benefícioerros para evitar no INSSerros negativa INSS

Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.