Como ficaremos quando a pandemia passar?

Neurologia em Botucatu, SP

Como ficaremos quando a pandemia passar?

Publicado em: 12/03/2021 às 11:46   Por Dr. Alexandre Taborda - Neurologista
DrAlexandre_pandemia

Já conhecemos o coronavírus, sua ação no organismo, sintomas da infecção, grupos de risco, como prevenir e como tratar a Covid-19.

Já sabemos do aumento significativo de doenças mentais desde o início da pandemia, com o Brasil liderando em casos de depressão e ansiedade, mas ainda não sabemos como ficaremos fisicamente quando ela passar. Quais serão as sequelas físicas em quem teve a doença?

Segundo relatório do InCor - Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP, independente de idade, escolaridade e grau dos sintomas apresentados, a cognição de quem foi acometido pelo Sars-CoV2 pode ficar severamente comprometida, afetando a execução de tarefas do dia a dia e a memória recente, além de avarias na memória de longo prazo, sequelas na coordenação motora e no equilíbrio. Todas essas consequências resultam em insegurança e confusão mental, que podem ser o estopim para quadros de agressividade, ansiedade e depressão em um futuro muito próximo.

Mas há uma luz no fim do túnel: é possível que o quadro seja reversível, graças à neuroplasticidade, ou seja, a capacidade dos neurônios formarem novas conexões entre si. Resta esperarmos, torcendo por boas notícias.

#sequelasdapandemia #depressao #ansiedade #cognicao #memoria #neurologia #drtabordaneuro #botucatu
 


Categorias


Salvamos dados da sua visita para melhorar e personalizar sua experiência aqui na Solutudo. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.