De médico e louco, todo mundo tem um pouco?
Neurologia em Botucatu, SP
De médico e louco, todo mundo tem um pouco?
Há alguns anos, presenciei esta cena: com dores na perna, uma mulher perguntou à sua amiga se tinha um anti-inflamatório. Prontamente ela respondeu que sim e que aproveitaria a ocasião para também tomar um.
⠀
Imagine a minha indignação. Não dá para ficar inerte diante da automedicação, mesmo sabendo que chega a ser quase uma "herança cultural" do brasileiro. Afinal, temos fácil acesso a várias classes de medicamentos e, como diz o ditado: de médico e louco todo mundo tem um pouco.
⠀
Infelizmente, as pessoas não têm noção do risco que correm ao tomar remédios por conta própria. Nesta pandemia, a prática só faz aumentar o desespero de quem tem o mínimo conhecimento sobre o perigo que isso representa!
⠀
Virou moda, e uma certo alento, acreditar que é fácil combater a Covid-19 antecipando medicação sem comprovação científica, "boa e barata", ou tomando vitaminas em excesso sem se dar conta que podem sobrecarregar orgãos vitais.
⠀
Cuidar da saúde não é brincadeira, ainda mais nos tempos que estamos vivendo. Hoje, no dia nacional do uso racional de medicamentos, faço dois apelos a você. O primeiro, medicação só com orientação de um especialista, na dose certa, pelo tempo certo; o segundo, ajudar a disseminar informações sobre a importância disso, compartilhando este post. Cuide-se bem!