GUILLAIN-BARRÉ A síndrome rara que virou notícia
Neurologia em Botucatu, SP
GUILLAIN-BARRÉ A síndrome rara que virou notícia
A Síndrome de Guillain-Barré era, de certa forma, uma doença desconhecida da grande massa até ganhar os noticiários ao ser incluída na bula da vacina contra a covid-19 da farmacêutica Janssen.
Você já tinha ouvido falar dela?
Cada um dos nossos nervos têm uma fita que o protege, chamada bainha de mielina. Em situações de infecção, essa fita pode ficar exposta, tal como um fio desencapado, e isso permite que os anticorpos que lutariam contra vírus também a ataquem, mexendo, dessa forma, na defesa do organismo.
Os primeiros sintomas da doença, que ocorre de uma hora pra outra, são formigamento nas pernas e perda de força nas extremidades, uma sensação que vai em direção ao tronco e pode chegar à musculatura da face, dificultando o ato de engolir e com possibilidade de atingir o sistema respiratório.
Embora tenha sido incluída na bula da vacina, não há estudos que associem a própria infecção pelo coronavírus à Guillain-Barré, pois apenas alguns casos ocorreram e ainda não foram comprovadamente ligados à picada.
Portanto, não faz sentido ter medo de receber a vacina, pois é muito mais arriscado desenvolver um quadro grave de Covid-19 do que apresentar uma reação adversa à ela.
#guillainbarre #neurologia #drtabordaneuro