Papo sério sobre tabaco e o risco de avc
Neurologia em Botucatu, SP
Papo sério sobre tabaco e o risco de avc
Papo sério, direto e reto: continue fumando e você duplica os riscos de ter um AVC, o acidente vascular cerebral isquêmico, também conhecido como “derrame”, que disputa com o infarto a liderança no ranking das doenças que mais matam em todo o mundo.
⠀
Sentiu que não é brincadeira, né?
Então, se você é fumante, não deixe pra amanhã: pare de fumar hoje. Essa atitude traz benefícios rápidos para a saúde, pois melhora a oxigenação e a circulação já nos primeiros dias!
⠀
É importante saber que o risco de AVC diminui ao longo do tempo: 1 ano após parar de fumar, já cai para a metade e, depois de 15 anos, fica igual ao dos não fumantes. Quanto mais tempo você estiver sem fumar, mais ganha em saúde e qualidade de vida, além de não prejudicar quem convive ao seu lado e acaba virando fumante passivo, portanto... correndo os mesmos riscos.
⠀
O tabaco tem uma enorme lista de malefícios para a saúde. Mas como a nossa conversa aqui é sobre o AVC, vou dizer de alguns efeitos agressivos e rápidos sobre o sistema cardiocirculatório: ele deixa o sangue mais espesso, favorece a formação de coágulos, estreita as artérias e reduz o transporte do oxigênio do sangue para os tecidos. Sem contar a maior probabilidade de elevar a hipertensão arterial e o colesterol, dois dos fatores que lesam as artérias cerebrais.
⠀
Anote aí: a melhor maneira de conseguir parar de fumar é com tratamento especializado. Não hesite em pedir ajuda o quanto antes.
⠀
#diamundialsemtabaco #neurologia #avcisquemico #drtabordaneuro