tdah nas olimpíadas
Neurologia em Botucatu, SP
tdah nas olimpíadas
Descuido nas atividades, falta de organização, dificuldade em manter a concentração e a atenção, inquietude e hiperatividade são apenas alguns dos sintomas típicos do adulto com TDAH, um transtorno do neurodesenvolvimento associado à imaturidade do funcionamento de algumas áreas cerebrais.
O TDAH impõe condições muito diferentes do que se convencionou esperar de um atleta olímpico, que precisa de disciplina, atenção e foco em sua árdua jornada de treinos.
Pois bem: nos últimos dias, o mundo acompanhou, atônito, a desistência da ginasta americana Simone Biles diante da final individual que poderia lhe render o ouro.
Ela falou abertamente sobre a sua condição de TDAH e da necessidade de medicação. Um exemplo de coragem, desafiando o medo e qualquer vergonha pelo seu diagnóstico.
Agiu com sabedoria, pelo bem de sua saúde.
Outro grande campeão olímpico portador de TDAH é Michael Phelps, que aprendeu a lidar com seus limites e não só a encarar as dificuldades, mas a transformá-las em grandes vitórias, mesmo experimentando uma vida sofrida, alvo de desprezo, rejeição e bullying antes de se tornar herói.
Campeão duas vezes: na vida e nas piscinas.
TDAH é assunto sério. Que os exemplos de Simone e Phelps possam contribuir para o fim do preconceito e para incentivar os portadores dessa condição a buscarem o seu lugar ao sol.
#tdah #neurologia #drtabordaneuro