Tratamento para Dependência emocional
PsicanáliseA dependência emocional é uma doença, denominada de Transtorno de Personalidade Dependente (DMS-5/ CID10 – F60.7), cujos/as portadores/as normalmente apresentam os seguintes comportamentos:
> Carência afetiva elevada; Excessivo medo de perdas e de ficar só; Seu “bem estar” é dependente do outro; Sua felicidade depende de o outro estar feliz; Constante necessidade de ser validada/o, amada/o etc.; Insegurança nos relacionamentos e excesso de ciúmes; Dificuldades de colocar limites, para si, e para os outros; Normalmente é insatisfeita/o e tem frequentes mudanças de humor; Costuma não dar o valor devido a si e aos seus, mas aos outros; Dificuldade de sair de relacionamentos, mesmo sendo tóxicos; Acredita que a opinião dos outros importa mais que a sua; Se tornam vítimas perfeitas/os de narcisistas...; São suscetíveis a abusos verbais, físicos, emocionais, sexuais e financeiros.
Esses comportamentos devem-se principalmente a uma autoestima baixa, que em grande parte tem a sua origem em experiências adversas na infância, decorrentes de traumas – perdas, brigas e violências na família – verbal e ou física, problemas financeiros, preconceitos de todas as ordens etc.
O tratamento analítico abrange toda a história da pessoa, visando identificar seus traumas e as suas diversas experiência adversas, ressignificando as, de forma a cessar os diversos sintomas decorrentes das mesmas.
Por oportuno, desde já, é importante que você saiba, que lhe fará muito bem, as práticas a seguir: Atividades físicas regulares, alimentação equilibrada, higiene do sono, música, respiração diafragmática e meditação. Além disso, deve evitar as redes sociais e diminuir o tempo de telas.
Em meu livro “SUA MAJESTADE, a Codependência – Súdito, Eu?”, você vai encontrar informações detalhadas e ao mesmo tempo abrangentes sobre esse assunto, o qual pode ser adquirido no site www.amazon.com.br.
Sugiro que você leia também, a descrição do “Produto”, Psicanálise para Adultos.
